GiraSol

O GiraSol utiliza a energia solar, aliando às suas potencialidades, portabilidade, inovação e beleza estética.






Este produto [imagem em baixo, à direita] é um painel de energia solar portátil, com um volume e peso inferior a qualquer produto similar no mercado, mas com uma superior capacidade de armazenamento.

As "pétalas" do aparelho só se abrem quando se carrega no interruptor, sendo uma vantagem tanto em termos de arrumação, como de transporte. Estas são construídas num material semi-condutor e fotosensitivo, de modo a que, quando se liga o aparelho, o mesmo detecte imediatamente qual é a posição corrente do Sol, girando na sua direcção.

Este painel solar será desenvolvido recorrendo a materiais leves na sua base - e com um custo relativamente reduzido -, como, por exemplo, alumínio ou plástico.
Os materiais semi-condutores a utilizar ainda serão objecto de estudo, mas o escolhido será aquele que apresentar uma melhor relação custo/performance, para não aumentar o custo final do produto, o qual terá que ser extremamente competitivo no mercado.

O material mais utilizado actualmente é o silicone cristalino, pois é barato e tem uma boa eficiência (no máximo 21%).
O nosso material poderá ter como base o silicone cristalino, mas provavelmente será constituído por uma mistura deste material com outro que apresente um baixo custo e uma boa performance, de modo a que a performance global seja ainda mais optimizada.




Quanto ao armazenamento da energia, aquando a falta de energia solar, seja à noite ou pelas condições atmosféricas não favoráveis, esta será feita mediante a sua concentração por intermédio de uma lente ocular para o efeito, como se pode ver na parte central do GiraSol. Esta lente tem a missão de concentrar uma grande quantidade da energia solar num pequene feixe ou raio de energia, o qual é transformado em energia eléctrica. Esta é transferida para uma bateria de pequenas dimensões, mas com uma grande capacidade de armazenagem - no mínimo 20h de armazenamento.